Benefícios que Possui o Produtor Rural na Aquisição de Veículos

Tempo de leitura: 2 minutos

O produtor rural tem direito a diversos benefícios e preços diferenciados na aquisição de veículos, novos ou usados. É possível financiar o veículo com descontos, ou então participar de programas do Governo Federal que possuem taxas e prazos de pagamento menores do que aqueles ofertados pelo mercado, reduzindo os custos da produção agrícola.

Diante das inúmeras opções de financiamentos, é necessário que o produtor rural esteja informado acerca do melhor plano ou desconto.

O Plano do Fazendeiro destina-se a facilitar a aquisição de veículos novos e seminovos, oferecendo descontos e prazos diferenciados. É linha de crédito exclusiva para produtores rurais na qual as parcelas do financiamento, os valores dos descontos e as taxas de juros são definidas pelo banco onde será realizado o financiamento ou pelo fabricante do automóvel.

Nesse plano, o financiamento de um carro pode ser pago mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. A escolha dos prazos depende das negociações e também das linhas de crédito que as concessionárias disponibilizam.

O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) visa estimular a produtividade do pequeno produtor rural (agricultura familiar), através da cessão de créditos com prazos e descontos diferenciados. É um programa que possui diversas linhas de financiamento. Dessas linhas, a Mais Alimentos é a que estimula a modernização produtiva e o financiamento de automóveis. Pelo programa, podem ser financiados caminhões, camionetas com capacidade de transporte de até 750 kg, veículos de transporte de máquinas e equipamentos agrícolas, tratores e colheitadeiras.

Pelo PRONAF, as taxas de juros, para operações anuais de até R$ 10.000,00, são de 1%, ao mês, ao passo que para operações anuais acima de R$ 10.000,00, os juros são de 2%, ao mês.

Finalmente, existe a possibilidade da compra direta para produtor rural, quando o agricultor não se enquadra ou não deseja participar dos programas acima. Através da compra direta, também é possível obter descontos no financiamento dos automóveis para produtores rurais. Nessa modalidade, a negociação é realizada pela concessionária e a compra pela montadora, sendo que os descontos são definidos por ocasião da negociação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *