O INSS em Maringá/PR: Endereço, Telefone e Informações Úteis

Tempo de leitura: 3 minutos

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma instituição pública prestadora de serviços previdenciários aos segurados filiados ao regime geral da previdência social brasileira, atuando na operacionalização dos benefícios previdenciários existentes.

O artigo 201 da Constituição Federal estabelece que a previdência social será organizada e mantida sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, devendo observar os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, bem como atenderá, de acordo com a própria Lei Maior e leis infraconstitucionais, a i) cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; ii) proteção à maternidade, especialmente à gestante; iii) proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; iv) o salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; v) a pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.

A Lei 8.213 do ano de 1991, que dispõe sobre os planos da previdência social e dá outras providências, em seu artigo 18, esclarece que o regime geral de previdência social engloba os benefícios previdenciários conforme a seguinte classificação: i) quanto ao próprio segurado que precisa de benefício, que é filiado e contribui nos termos da lei: a) aposentadoria por invalidez, b) aposentadoria por idade, c) aposentadoria por tempo de contribuição, d) aposentadoria especial, e) auxílio-doença, f) salário-família, g) salário-maternidade, h) auxílio-acidente; ii) quanto ao dependente do segurado: a) pensão por morte, b) auxílio-reclusão; iii) quanto ao segurado e dependente, isto é, benefícios que fazem jus tanto o segurado como o dependente, quais sejam: a) serviço social, b) reabilitação profissional.

É importante observar que nos últimos anos o INSS vem implantando mecanismos que facilitam o atendimento ao usuário do sistema de previdência social, implementando mecanismos virtuais acessíveis por meio de computadores e celulares. Para usar tais ferramentas, basta cadastrar o seu login e senha, devendo informar o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar o cadastro provisório.

A Central de Informações Meu INSS é uma dessas ferramentas. Com ele, você pode ter acesso aos seguintes serviços online:

– i) Aposentadorias Urbanas; ii) Salário Maternidade; iii) Extrato Previdenciário (CNIS); iv) Simulação de Tempo de Contribuição; v) Agendamentos e Requerimentos; vi) Histórico de Crédito de Benefício; vii) Carta de Concessão; viii) Agende sua Perícia; ix) Resultado de Perícia; x) Extrato de Empréstimo Consignado; xi) Extrato de Imposto de Renda; xii) Consulta Declaração – Consta/Nada Consta; xiii) Consultar Revisão de Benefícios; xiv) Encontre uma Agência; xv) DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual; xvi) Alterar Dados de Contato.

Como você pode perceber, inúmeros serviços podem ser requeridos e realizados através da internet. Assim, você evita longas esperas no atendimento telefônico e pessoal.

O INSS em Maringá está localizado à Avenida XV de Novembro, n.º 491, na zona 01, com telefone de contato (44) 3355-3600 e o seu horário de funcionamento é das 8h00min às 17h00min. O INSS também possui um telefone que atende a nível nacional, que é o 135.

 

Fonte: https://www.inss.gov.br/

2 Comentários

  1. Avatar

    preciso de informações tenho um filho especial ele recebe benefício ele ainda não é apontado tem como aposentar ele vai fazer 20 anos

    Responder
  2. Avatar

    To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.
    Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
    Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
    de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
    Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
    gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *