O INSS em Maringá/PR: Endereço, Telefone e Informações Úteis

Tempo de leitura: 3 minutos

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma instituição pública prestadora de serviços previdenciários aos segurados filiados ao regime geral da previdência social brasileira, atuando na operacionalização dos benefícios previdenciários existentes.

O artigo 201 da Constituição Federal estabelece que a previdência social será organizada e mantida sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, devendo observar os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, bem como atenderá, de acordo com a própria Lei Maior e leis infraconstitucionais, a i) cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; ii) proteção à maternidade, especialmente à gestante; iii) proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; iv) o salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; v) a pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.

A Lei 8.213 do ano de 1991, que dispõe sobre os planos da previdência social e dá outras providências, em seu artigo 18, esclarece que o regime geral de previdência social engloba os benefícios previdenciários conforme a seguinte classificação: i) quanto ao próprio segurado que precisa de benefício, que é filiado e contribui nos termos da lei: a) aposentadoria por invalidez, b) aposentadoria por idade, c) aposentadoria por tempo de contribuição, d) aposentadoria especial, e) auxílio-doença, f) salário-família, g) salário-maternidade, h) auxílio-acidente; ii) quanto ao dependente do segurado: a) pensão por morte, b) auxílio-reclusão; iii) quanto ao segurado e dependente, isto é, benefícios que fazem jus tanto o segurado como o dependente, quais sejam: a) serviço social, b) reabilitação profissional.

É importante observar que nos últimos anos o INSS vem implantando mecanismos que facilitam o atendimento ao usuário do sistema de previdência social, implementando mecanismos virtuais acessíveis por meio de computadores e celulares. Para usar tais ferramentas, basta cadastrar o seu login e senha, devendo informar o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar o cadastro provisório.

A Central de Informações Meu INSS é uma dessas ferramentas. Com ele, você pode ter acesso aos seguintes serviços online:

– i) Aposentadorias Urbanas; ii) Salário Maternidade; iii) Extrato Previdenciário (CNIS); iv) Simulação de Tempo de Contribuição; v) Agendamentos e Requerimentos; vi) Histórico de Crédito de Benefício; vii) Carta de Concessão; viii) Agende sua Perícia; ix) Resultado de Perícia; x) Extrato de Empréstimo Consignado; xi) Extrato de Imposto de Renda; xii) Consulta Declaração – Consta/Nada Consta; xiii) Consultar Revisão de Benefícios; xiv) Encontre uma Agência; xv) DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual; xvi) Alterar Dados de Contato.

Como você pode perceber, inúmeros serviços podem ser requeridos e realizados através da internet. Assim, você evita longas esperas no atendimento telefônico e pessoal.

O INSS em Maringá está localizado à Avenida XV de Novembro, n.º 491, na zona 01, com telefone de contato (44) 3355-3600 e o seu horário de funcionamento é das 8h00min às 17h00min. O INSS também possui um telefone que atende a nível nacional, que é o 135.

 

Fonte: https://www.inss.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *