Audiência de Instrução Criminal

Tempo de leitura: 3 minutos

Introdução

O presente texto deste blog jurídico do escritório Romagnolo & Zampieri Advogados Associados visa informar pessoais leigas acerca da audiência de instrução criminal pelo rito comum ordinário no processo penal brasileiro.

Rito comum ordinário no processo penal

O rito comum ordinário no processo penal é um dos mais abrangentes entre todos os ritos processuais penais e é mais benéfico ao acusado.

Para saber sobre rito e procedimentos do Código de Processo Penal, clique aqui.

Conforme o Código de Processo Penal, recebida a denúncia ou queixa, o juiz criminal designará dia e hora para a audiência de instrução criminal, que tem como objetivo, principalmente, proceder:

i) a tomada de declarações da(s) vítima(s);

ii) inquirir testemunha(s) da acusação e da defesa;

iii) esclarecer os fatos com peritos, e, ao final:

iv) interrogar o(s) réu(s).

Tais pessoas acima citadas serão intimadas pessoalmente a comparecerem em juízo criminal no dia marcado.

Expedição de Carta Precatória Criminal

A testemunha que morar fora do juízo processante será inquirida pelo juízo criminal do local onde residir, situação em que o juízo natural expede carta precatória criminal para intimá-la.

Além disso, é possível ouvir essa pessoa que reside fora da comarca por meio de videoconferência, podendo ser realizada na mesma data e hora que a audiência de instrução criminal.

Para saber mais sobre carta precatória criminal, acesse este post aqui.

Quantas testemunhas arrolar?

Para a audiência de instrução criminal, tanto a defesa como a acusação poderão arrolar até 8 (oito) testemunhas.

Deste total não estão englobadas as que não prestam compromisso – normalmente familiares do réu – e as referidas – pessoas que são, literalmente, referidas durante a realização do ato.

Requerimento de diligências

Produzida todas as provas no curso da audiência de instrução criminal, ao seu final, poderão requerer diligências necessárias que se originaram de circunstâncias e dos fatos apurados na instrução tanto o Ministério público e o assistente da acusação, este se houver, como também, logo na sequência, a defesa do acusado.

Alegações finais orais pela Acusação e Defesa

Não havendo requerimentos de diligências, ou sendo indeferidas pelo juiz criminal, de acordo com a regra processual penal, é promovida a abertura de tempo às partes para oferecerem as suas alegações finais – ou seja, o “resumo” do que alegam durante todo o processo criminal.

Alegações finais por memoriais pela Acusação e Defesa

Ocorre que, normalmente, o juiz criminal acaba aplicando o §3º, art. 403, do Código de Processo Penal, cuja regra estabelece às partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentação de memoriais – a defesa escrita protocolada no sistema judicial eletrônico.

Gravação da audiência de instrução criminal

É essencial frisar que a audiência de instrução criminal será gravada em sua integralidade por meio de recurso que capta som e imagem, podendo as partes acessar todo o conteúdo via processo eletrônico judicial.

Advogado criminalista na audiência de instrução criminal

Por fim, é essencial dizer que a presença do advogado criminalista na audiência de instrução criminal é obrigatória, sob pena de nulidade do processo penal em caso de sua ausência.

Isso porque o advogado criminalista é o profissional qualificado para desenvolver a defesa técnica do réu, orientando-o antes acerca das teses defensivas, e aplicando-as neste ato tão importante do processo penal.

Audiência de Instrução X Audiência de Custódia

É importante ressaltar que a audiência de instrução criminal ora discorrida é essencialmente diferente da audiência de custódia. Para saber mais sobre a audiência de custódia, acesse o post aqui.

Conclusão

Por fim, sem ter a pretensão de esgotar o tema proposto para orientação, eis algumas considerações necessárias sobre a audiência de instrução criminal, debates e julgamento pelo rito comum ordinário no processo penal brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *